Lidando com a obesidade

Os efeitos do estigma social da obesidade e estratégias de enfrentamento

Lidar com os aspectos emocionais do excesso de peso é a chave para o sucesso do tratamento da obesidade ; existem implicações psicológicas em estar acima do peso . Além disso, o estigma da obesidade costuma afetar a capacidade de uma pessoa de lidar com os fatores subjacentes que estão ajudando a impulsionar essa pandemia no mundo moderno.

Emocional

Embora a causa da obesidade esteja ligada a vários fatores físicos (como genética, estilo de vida sedentário e dieta inadequada), o estilo de vida e as escolhas alimentares que as pessoas fazem frequentemente se originam de seus pensamentos e emoções.

Sentimentos de depressão, ansiedade ou tristeza – principalmente quando combinados com estresse e padrões de pensamento negativo – podem levar uma pessoa a comer demais.

Na verdade, a obesidade foi comparada a outros vícios, como álcool e drogas, em que algumas das mesmas dinâmicas estão em jogo. Por exemplo, de acordo com a American Psychological Association, “o autoconceito negativo de uma pessoa, juntamente com a depressão, são duas das forças motrizes mais comuns por trás do uso de alimentos para sobreviver. 1

De acordo com a Psychology Today, “pessoas obesas são mais vulneráveis ​​a estímulos externos, enquanto pessoas magras contam com seu próprio sistema interno para dizer que comeram o suficiente”. 2 Essas diferenças são paralelas aos resultados da pesquisa sobre o vício em drogas e álcool, em que aqueles com obesidade compartilham muitos dos mesmos desafios (como responder a estímulos externos) com alcoólatras e viciados em drogas.

A menos que uma pessoa possa lidar com os aspectos emocionais de comer demais, lidar com a obesidade pode ser bastante difícil. Mudar as próprias percepções e pensamentos e abordar os fatores emocionais ligados à obesidade requer uma abordagem de plano de tratamento aprofundado.

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Compulsão alimentar e obesidade

A compulsão alimentar é definida como o consumo de grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo (como algumas horas), seguido por uma sensação de perda de controle.

As mulheres correm um pouco mais de risco de obesidade do que os homens, mas são muito mais propensas a serem afetadas pelo ciclo obesidade / depressão. Na verdade, um estudo de 2008 descobriu um aumento de 37% na depressão maior em mulheres obesas. 3

Outro estudo com mulheres obesas descobriu que pouco mais da metade (51%) das participantes do estudo que tinham transtorno da compulsão alimentar periódica também tinham histórico de depressão maior. 

De acordo com o jornal Cerebrum, “uma vez que a compulsão alimentar é amplamente vista como um meio de controlar emoções indesejadas, alguns tratamentos têm como alvo as habilidades de regulação emocional dos pacientes”. 4 Um exemplo de tratamento que visa regular as emoções é a terapia comportamental dialética (TCD).

DBT é um tratamento cognitivo que se concentra na construção de uma tolerância às emoções, consciência plena, habilidades de enfrentamento e eficácia nos relacionamentos interpessoais. Estudos mostraram que aqueles que aprenderam os princípios da TCD experimentaram uma diminuição significativa no comportamento de compulsão alimentar. 4

Depressão e obesidade

Freqüentemente, a obesidade está associada à depressão. As duas condições podem atuar como um continuum, uma exacerbando os sintomas da outra.

Comer demais costuma fazer com que a pessoa se sinta culpada, o que pode levar a um sentimento de fracasso e depressão. Por sua vez, a depressão pode levar uma pessoa a comer demais como uma forma de lidar com suas emoções.

Antes que o tratamento da obesidade possa ser eficaz, muitas pessoas devem procurar tratamento médico para a depressão.

Físico

Assim como o ciclo negativo de comer demais e depressão, o estresse e a depressão também podem potencializar um ao outro. Isso pode resultar em uma mudança nos hábitos alimentares normais, levando à obesidade.

Por exemplo, é comum que uma pessoa que está passando por um relacionamento disfuncional ou que sofreu uma grande perda comece a comer demais de repente, principalmente por comer alimentos ricos em calorias, conhecidos como alimentos reconfortantes. A depressão pode dificultar a motivação para praticar exercícios ou outras atividades físicas.

Uma vez que esses padrões alimentares inadequados e desmotivadores se estabelecem, eles costumam se tornar hábitos de longo prazo, levando à inatividade, alimentação excessiva crônica e obesidade. Novamente, lidar com a obesidade se traduz em lidar com os estressores subjacentes (como tristeza e perda) que causam a depressão, que por sua vez resulta em inatividade e excessos.

Social

Enfrentar as muitas complexidades da obesidade é um desafio que deve ser enfrentado como sociedade. Não apenas cada pessoa – diagnosticada com obesidade – deve lutar sua própria batalha pessoal, todos devem trabalhar juntos para dissolver o estigma associado à doença, por causa de seus efeitos devastadores sobre aqueles que lutam para lidar com a obesidade.

Considerando que quase metade das pessoas nos Estados Unidos estão com sobrepeso ou obesas, os americanos devem se tornar mais sensíveis às necessidades das pessoas com obesidade. De acordo com o American Journal of Public Health, “a estigmatização de indivíduos obesos ameaça a saúde, gera disparidades na saúde e interfere nos esforços eficazes de intervenção contra a obesidade. Essas descobertas destacam o estigma do peso como uma questão de justiça social e uma prioridade para a saúde pública. ” 5

Grupos de Apoio Comunitário

Existem vários planos de dieta concebidos para ajudar as pessoas a perder peso, mas talvez o plano mais conhecido para quem está com sobrepeso ou obesidade seja o Vigilantes do Peso.

O programa Vigilantes do Peso foi projetado como um programa de modificação de comportamento, envolvendo pesagens semanais, reuniões de grupos de apoio e fóruns de discussão online. O Vigilantes do Peso cria um tipo de comunidade, ajudando as pessoas com obesidade a trabalharem juntas para lidar com todos os aspectos da doença.

Freqüentemente, hospitais e outras organizações comunitárias oferecem grupos de apoio à perda de peso. Você pode pedir recomendações ao seu médico.

Esse tipo de apoio emocional – buscar ou aceitar a compreensão dos outros – é conhecido como estratégia de enfrentamento focada na emoção. Ele tem muito sucesso em lidar com a obesidade.

O enfrentamento focado na emoção é um tipo de técnica de gerenciamento do estresse que envolve a redução das respostas emocionais negativas associadas aos estressores.

Lidando com o estigma social da obesidade

O estigma da obesidade é um problema generalizado nos Estados Unidos (e em outros países ocidentais). Pessoas com sobrepeso e obesidade têm desvantagens em muitas áreas da vida, incluindo emprego, saúde , educação e relacionamentos. Para aqueles que são obesos, lidar com o estigma pode ser uma experiência diária associada ao estresse psicológico, compulsão alimentar, evitar exercícios e um aumento do cortisol, o hormônio do estresse. 

A autoimagem é um fator importante na forma como uma pessoa lida com a obesidade. O modo como as pessoas obesas se sentem a respeito de si mesmas tem muito a ver com a forma como vivenciam o estigma social. Um estudo de 2015 revelou que, ao lidar com a obesidade, o autoconceito de uma pessoa e a resposta ao estigma social podem mudar com o tempo. 6

Então, como as pessoas lidam com o estigma da obesidade para melhorar sua autoimagem? Exemplos de estratégias de enfrentamento que as pessoas têm usado para lidar com a obesidade incluem:

  • Saindo da situação
  • Respondendo positivamente
  • Usando uma conversa interna positiva
  • Empregando ferramentas de auto-aceitação

Embora inúmeras respostas de enfrentamento tenham sido identificadas, não há dados de pesquisas clínicas suficientes para provar quais estratégias são mais eficazes no enfrentamento da obesidade.

Prático

O termo “enfrentamento” refere-se às tentativas comportamentais e cognitivas de uma pessoa para lidar mais efetivamente com as demandas externas e internas. Existem muitas estratégias diferentes de enfrentamento.

Lidar com a obesidade geralmente requer uma abordagem multidisciplinar (equipe profissional). A “equipe” é composta por profissionais preparados para lidar com os multifacetados problemas relacionados à obesidade (como autoestima, emoções e pensamentos negativos).

Simplesmente mudar a dieta de uma pessoa ou aumentar sua atividade física não é suficiente. Você deve mudar fundamentalmente a forma como se vê e como lida com o estresse e as emoções negativas.

Há muitas coisas que você pode tentar para ajudá-lo a fazer isso.

  • Consulte um psiquiatra, psicólogo e / ou um conselheiro para tratar de depressão, ansiedade e outros problemas emocionais.
  • Contratar um treinador profissional de perda de peso para ajudá-lo a definir metas realistas e trabalhar em questões comportamentais.
  • Junte-se a um grupo de apoio , como aqueles em um centro comunitário local, hospital ou escola, ou um como Vigilantes do Peso.
  • Mantenha um diário para rastrear os hábitos alimentares , anotando os sentimentos ligados aos hábitos alimentares, incluindo a quantidade de comida, o que é ingerido e a hora do dia, para lhe dar uma perspectiva sobre os gatilhos alimentares.
  • Envolva outros membros da família em hábitos alimentares saudáveis, visto que o tratamento bem-sucedido da obesidade tem se mostrado mais acessível com o apoio de outros membros da família.
  • Conecte-se com alguém que tem uma meta comum de perda de peso e use o sistema de camaradagem para se manter motivado. 
  • Chamar seu amigo para obter apoio moral quando for tentado a comer junk food ou quando for necessário apoio para continuar trabalhando em direção ao estilo de vida e outros objetivos.
  • Anote os sentimentos estressantes ou negativos , especialmente aqueles que resultam em comer demais ou evitar atividades físicas.

Estudos mostraram que pessoas com diagnóstico de obesidade que conseguiam expressar seus sentimentos estressantes (por meio de comunicação verbal ou por escrito) conseguiam diminuir o impacto negativo que o estresse tinha em suas vidas. 7

Em vez de ficar obcecado com o fracasso em seguir uma dieta ou programa de exercícios, considere quais pensamentos e sentimentos subjacentes podem ter causado uma recaída. Em seguida, converse com um profissional (como um conselheiro ou psiquiatra) para formular um plano para lidar com os sentimentos ruins ou pensamentos negativos.