Anorexia: O que é? Quais os sintomas? Tratamos? Causas? Essa é uma dúvida muito frequente.
Afinal, a cultura de hoje obcecada por dieta fez com que muitas pessoas desenvolvessem uma preocupação doentia com seus corpos.
Embora, fazer escolhas alimentares conscientes e aumentar sua rotina de exercícios possa ser saudável, uma obsessão devoradora de restrição calórica e imagem corporal pode significar um distúrbio alimentar, como anorexia nervosa.
Dessa forma, indivíduos com anorexia nervosa continuamente desafiam seus corpos a atingir um peso mais baixo por meios não saudáveis. Essa perda de peso costuma ser resultado da restrição calórica ou de mecanismos de autopurgação.
Logo, a anorexia apresenta a maior taxa de mortalidade entre as doenças mentais e, por isso, a intervenção profissional é necessária para o tratamento eficaz do transtorno.
Anorexia Nervosa
Entretanto, a anorexia nervosa é classificada como uma doença psicológica com risco de vida que causa uma preocupação com a magreza que interfere na vida diária do indivíduo. O transtorno afeta homens e mulheres, embora as mulheres sejam mais propensas a serem afetadas, principalmente durante a adolescência. 1
Conforme, as pessoas com anorexia se envolvem em comportamentos autodestrutivos, como restrição calórica e autoconfiança. Eles também exibem um medo imenso de ganhar peso, raramente aceitam um peso mínimo e geralmente têm uma imagem corporal distorcida.
Indivíduos com anorexia fixam-se de maneira não saudável na comida, exibindo hábitos alimentares anormais que se tornam aparentes para as pessoas ao seu redor. Pessoas com anorexia geralmente não acreditam que estão doentes e fazem de tudo para mascarar seu distúrbio. A negação da gravidade da doença pode ser uma característica definidora da anorexia.
Veja também: Jejum intermitente: funciona?
Anorexia: Resumo
Primeiramente, estes podem ser alguns sinais de que você pode estar lutando contra um distúrbio alimentar. Se você responder “sim” a alguma dessas perguntas e / ou a qualquer um desses pensamentos ou comportamentos ou a respeito de você, pode ser hora de procurar ajuda profissional.
- Você tem medo de ganhar peso?
- Você iguala o seu valor próprio ao tamanho do seu corpo?
- Você está constantemente tentando uma nova dieta?
- Você faz dieta, purga ou se exercita compulsivamente?
- Seus entes queridos estão preocupados com sua perda de peso?
- Você se considera gordo mesmo quando outras pessoas dizem que você é magro?
- Você pesa ou mede sua comida?
- Você esconde seus hábitos alimentares dos outros?
Anorexia: Tipos
Sobretudo, a anorexia é geralmente considerada apenas como limitante ou restritiva de calorias, mas as pessoas com esse transtorno também podem apresentar comportamentos purgativos.
- Restringindo: A perda de peso é alcançada restringindo a ingestão de calorias. Isso pode significar o envolvimento em dietas restritivas ou jejum.
- Purga: A perda de peso é obtida pelo uso de diuréticos, purgação ou exercícios em excesso.
Anorexia: Sinais e sintomas
Antes de mais nada, ver alguém com um IMC baixo pode levantar questões sobre se o indivíduo tem um transtorno alimentar. No entanto, a anorexia afeta pessoas de todos os tamanhos corporais, e o peso por si só não é um indicador de se uma pessoa está sofrendo da doença.
Desse modo, em casos de anorexia atípica (AAN), uma pessoa é diagnosticada se atender aos critérios de anorexia nervosa, “exceto que, apesar da perda de peso significativa, o peso do indivíduo está dentro ou acima da faixa normal”.
Afinal, pessoas com anorexia tendem a apresentar hábitos semelhantes, como evitar refeições com outras pessoas e esconder comportamentos autodestrutivos das pessoas mais próximas. Quando questionada sobre seu comportamento relacionado à alimentação ou perda de peso, a pessoa pode ficar na defensiva.
Veja também: Insônia: o que fazer?
Anorexia: Sintomas Emocionais
A princípio, do ponto de vista de uma pessoa de fora, alguns sintomas emocionais da anorexia podem ser difíceis de reconhecer. No entanto, as pessoas próximas a alguém que luta contra o transtorno podem notar os seguintes sinais indicadores:
- Ansiedade
- Depressão
- Determina a autoestima, valor ou atratividade pela aparência e peso
- Irritado facilmente
- Extremamente autocrítico
- Pouca motivação para se envolver em relacionamentos ou atividades
- Grande necessidade de aprovação
- Perda de peso rápida
- Extremamente crítico em relação à aparência
- Negação por ser muito magro
- Sentir-se gorda mesmo quando está abaixo do peso
Veja também: Menopausa: 11 maneiras naturais para reduzir os sintomas
Anorexia: Sintomas Comportamentais
Em primeiro lugar, os sintomas comportamentais da anorexia geralmente se manifestam antes que os sintomas físicos se tornem evidentes. Os amigos e familiares podem notar primeiro estes sintomas:
- Mentiras sobre comer
- Preocupado com comida, receitas ou dietas
- Cozinha refeições e se recusa a comê-las
- Dietas apesar de serem magras
- Obcecada por nutrientes, rótulos de alimentos ou calorias
- Rituais alimentares secretos ou incomuns, como cortar comida em pedaços minúsculos
- Arranja desculpas para não comer
- Usa roupas largas para cobrir o formato do corpo
- Exercícios para queimar calorias consumidas
- Vômitos após as refeições
- Usa laxantes, diuréticos ou pílulas para suprimir o apetite
Anorexia: Sintomas Físicos
Sobretudo, quando o corpo é privado de nutrientes essenciais, ele é forçado a conservar seus recursos, causando uma série de sintomas físicos devido à desnutrição. Alguns desses sintomas estão presentes apenas em casos avançados de anorexia nervosa:
- Cabelos e unhas quebradiços
- Constipação
- Sensação constante de frio
- Cabelo fino (chamado de lanugo) cobrindo o corpo para preservar o calor
- Desidratação
- Hematomas (muitas vezes devido à anemia)
- Tonturas e desmaios
- Queda de cabelo
- Perda do período após a puberdade ou menstruação atrasada
- Baixo peso corporal
- Perda muscular ou fraqueza
- Perda de densidade óssea (osteoporose)
- Pele pálida e seca
- Baixa frequência cardíaca e pressão arterial
Veja também: Colesterol Alto: dieta para reduzir
Anorexia: Causas
Primordialmente, a causa exata da anorexia não é clara e varia de caso para caso. Embora o elogio cultural à magreza pareça ser uma fonte comum de culpa pelos transtornos alimentares, existem outros fatores que contribuem para isso. Correlações comuns incluem:
- Baixa autoestima
- História pregressa de abuso sexual ou físico
- Perfeccionismo
- Problemas familiares
- Insatisfação corporal
- História de transtornos alimentares na família
- Experiências traumáticas
- Dificuldades emocionais
Anorexia: Efeitos
Portanto, as causas da anorexia podem não ser claras, mas os efeitos da doença são bastante aparentes. Quando o corpo é privado de nutrientes essenciais, ele essencialmente começa a se consumir para sobreviver. Isso pode ter implicações físicas e mentais que, se não tratadas, podem ser mortais.
Veja também: Obesidade: como tratar?
Anorexia: Tratamento
Afinal, se você ou alguém que você conhece sofre de anorexia, o tratamento é essencial para a recuperação. Ao abordar alguém sobre seu transtorno alimentar, eles podem se tornar combativos; isto é normal. Também é normal, se você está lutando, sentir vergonha ou medo de procurar ajuda.
Contudo, se não for tratada, a anorexia pode causar problemas médicos graves e pode até ser fatal. Os distúrbios alimentares podem sair rapidamente do controle, então a intervenção precoce é a chave para identificar e tratar o problema.