O colágeno é uma proteína essencial para o corpo humano, e a quantidade consumida pela alimentação nem sempre é o suficiente. Com o objetivo de garantir a quantidade ideal de colágeno tipo 2, é possível utilizar suplementos alimentares específicos com a proteína.
Porém, você sabe o que é o colágeno tipo 2 e se a suplementação com colágeno é realmente eficaz? Por isso, preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre o assunto.
Quer saber mais sobre o colágeno tipo 2, para quem ele é indicado e os benefícios da suplementação com esse tipo de colágeno? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos!
O que é o colágeno tipo 2
Há vários tipos de colágeno no nosso corpo, por exemplo, o colágeno tipo 1 e tipo 3 são responsáveis por manter a elasticidade e firmeza da pele. Por outro lado, o colágeno tipo 2 é aquele que está mais presente nas articulações, sendo responsável pela saúde da mesma.
Ou seja, o colágeno tipo 2 garante que as articulações do corpo não se deteriorem com facilidade, diminuindo as inflamações das articulações e evitando lesões. Dessa forma, é possível diminuir as dores das articulações, já que o suprimento de colágeno será suficiente para manter a saúde das articulações.
Para quem a suplementação com colágeno tipo 2 é indicada?
A suplementação com colágeno tipo 2 é indicada para pessoas que sofrem com dores nas articulações, causadas por uma quantidade insuficiente de cartilagem. O consumo de colágeno auxilia na reconstituição dessas cartilagens, diminuindo os atritos dos ossos e, consequentemente, diminuindo as dores.
Além disso, a suplementação com colágeno tipo 2 é indicada para:
- Pessoas que sofrem com doenças articulares autoimunes;
- Pessoas com inflamações nas articulações;
- Pessoas com lesões nas cartilagens;
- Pessoas com artrite reumatóide, artrose e condropatia.
A partir dos 25 anos, a produção do colágeno tipo 2 diminui consideravelmente, e com o passar dos anos é possível começar a notar a degeneração das cartilagens. Por isso, a utilização dos suplementos à base de colágeno tipo 2 pode começar a ser feita ainda antes dos 30.
Vale lembrar que para mulheres, a suplementação é ainda mais necessária, já que o corpo feminino produz o colágeno tipo 2 em menores quantidades.
Quem não deve fazer a suplementação com colágeno tipo 2?
O consumo do suplemento à base de colágeno tipo 2 não deve ser feito por pessoas alérgicas a frango ou ovos, uma vez que o colágeno tipo 2 geralmente é oriundo dos ossos e das cartilagens dessas aves. Além disso, não há nenhum tipo de contraindicação no uso do suplemento à base de colágeno tipo 2.
Vale lembrar que alguns tipos de suplementos à base de colágeno tipo 2 possuem outros elementos em sua fórmula. Por isso, caso você tenha algum tipo de alergia, é recomendado consultar um especialista antes de começar a utilizar o suplemento.
Veja também: Jejum intermitente: funciona?
Como consumir o colágeno tipo 2?
Para consumir o colágeno tipo 2 na quantidade ideal, é recomendado o consumo de 40mg da proteína. Geralmente, esse valor é atingido ao se utilizar entre 1 ou 2 cápsulas do suplemento, que pode ser tanto em pó quanto em cápsulas.
O ideal é fazer o consumo do colágeno tipo 2 logo após o jantar, já que não é indicado o uso do suplemento com o estômago vazio. Isso porque, segundo especialistas no ramo, esse tipo de colágeno é melhor absorvido pelo organismo quando consumido no período noturno.
Além disso, é recomendado também o consumo do colágeno tipo 2 aliado a uma dieta variada e rica em proteínas, garantindo resultados ainda melhores.
Mas afinal, a suplementação com colágeno tipo 2 é realmente eficaz?
Agora você já sabe mais sobre o colágeno tipo 2, então está na hora de responder a pergunta principal do conteúdo: ele é eficaz? A resposta é sim: a suplementação com colágeno tipo 2 é eficaz, desde que o suplemento seja feito seguindo as normas técnicas.
Por isso, antes de começar a consumir o suplemento, é sempre bom procurar por produtos que sigam as regulamentações da ANVISA. Dessa forma, você vai ter a certeza de estar consumindo a dosagem ideal do colágeno tipo 2 para ter os resultados esperados.