Jejum intermitente: funciona? Os pesquisadores dizem que você pode perder alguns quilos jejuando todos os dias, mas pode perder a mesma quantidade de peso com outros métodos de dieta.
Portanto, perder peso é um trabalho árduo, mas não é necessariamente complicado.
“Coma menos e mexa-se mais” é o mantra simples de muitos treinadores de perda de peso.
Mas a parte “comer menos” da dieta está sempre sob novo escrutínio, à medida que pesquisadores e médicos procuram maneiras de ajudar as pessoas a se adaptarem a essa parte da equação de perda de peso.
Jejum intermitente como fazer?
O jejum ganhou muita atenção nos últimos anos. Em particular, a ideia de “jejum em dias alternados” está ganhando força.
Pessoas que odeiam o som de uma dieta convencional – comer um determinado número de calorias por dia e ter que se exercitar para “ganhar” mais – podem gostar da ideia de comer pouco em alguns dias e muito mais em outros.
No entanto, a grande questão é: “Este regime de dieta funciona?”
O que a pesquisa concluiu:
O conceito por trás do jejum em dias alternados (ADF) é simples.
Dessa forma, exige que você jejue todos os dias.
Em dias de jejum, você ingere 25% de suas necessidades calóricas. Para a maioria das pessoas, são 500 a 600 calorias.
Logo, em dias de “festa” ou dias sem jejum, você não tem uma meta ou come 125% de suas necessidades calóricas. Isso equivale a cerca de 2.500 calorias.
Desse modo, em um estudo publicado sugere que esse tipo de dieta de jejum pode ajudar as pessoas a perder peso, mas não é mais eficaz do que a dieta restritiva de calorias tradicional.
Leia mais: Anorexia: O que é, sintomas, tratamentos e causas »
Veja também: Novo produto, com nova formula, queridinho das famosos que está fazendo o maior sucesso? Sibutramin »
Jejum intermitente emagrece?
Durante o estudo de um ano, os participantes foram solicitados a seguir um plano ADF ou restringir as calorias diárias. Um terceiro grupo não mudou seus padrões de alimentação anteriores.
Depois de um ano, tanto o grupo ADF quanto o grupo de contagem de calorias perderam cerca de 13 libras. Os pesquisadores disseram que o grupo de jejum não melhorou os níveis de colesterol ou a saúde cardiovascular geral ao final do estudo.
Afinal, a razão pela qual os resultados foram semelhantes entre o grupo ADF e os grupos de contagem de calorias tem a ver com o seu metabolismo, diz o Dr. John Salerno, um médico de família baseado em Nova York e autor de “Fight Fat with Fat”.
“Com o jejum, quanto mais tempo você faz, mais você desacelera o seu metabolismo. Logo a restrição calórica, você está fazendo a mesma coisa, reduzindo seu metabolismo”, disse Salerno ao Healthline. “Assim, o jejum em dias alternados, é mais do que provável que você consuma a mesma quantidade de calorias em um período de dois dias e seu metabolismo seja quase o mesmo”.
Jejum ADF
Os pesquisadores também relataram que mais membros do grupo ADF desistiram do estudo. Estes participantes afirmaram que seguir um plano ADF era muito difícil e não sustentável para eles.
Além disso, os pesquisadores observaram que a maioria das pessoas no grupo ADF comia mais do que seu limite em dias de jejum (500 calorias) e menos do que sua cota em dias de festa (2.500 calorias).
No entanto, os participantes do estudo não tiveram permissão para escolher seu plano antes de iniciar o estudo.
Desse modo, é possível disseram os pesquisadores, que as pessoas pudessem ter mais sucesso se tivessem sido capazes de selecionar o tipo de dieta que seguiriam.
Veja também: Insônia: o que fazer? »
O que é o jejum intermitente?
Por definição, jejuar é ficar sem comer ou beber por um determinado período de tempo.
Dessa forma, o jejum costuma ser feito por motivos religiosos, como observar períodos de luto ou meditação.
Recentemente, no entanto, o jejum foi adotado por quem está fazendo dieta. Alguns promovem o jejum para perder peso. Outros usam o jejum para ajudá-los a “redefinir” seus hábitos alimentares, especialmente após um período de indulgência.
Assim, a ideia por trás do jejum é simples: se você reduzir o número de calorias que ingere, perderá peso. A prática do jejum é um pouco mais complicada, entretanto.
Desse modo, durante um período de jejum, você restringe muito o que come. Em alguns casos, você não come nada. Você tem permissão para beber bebidas sem calorias. Se você comer durante esse período, você comerá muito pouco.
Desse modo, nos dias sem jejum, a maioria das pessoas come com poucas restrições. Muitos jejuadores não seguem nenhuma meta de calorias definida. Outros podem ter uma meta que lhes permita comer um pouco mais do que comiam em um dia normal.
Veja também: Menopausa: 11 maneiras naturais para reduzir os sintomas »
Jejum intermitente: tipos
Afinal, o jejum nem sempre é válido para todos.
É importante que você encontre o tipo de jejum certo para você. Uma técnica que se adapta ao seu estilo de vida e aos seus objetivos pode ajudá-lo a ter mais sucesso.
Desse modo, o jejum intermitente é o tipo mais comum de jejum para perda de peso. Esse padrão de dieta envolve alguns dias de alimentação restrita seguidos por dias de alimentação irrestrita.
Além do jejum em dias alternados, existem vários outros tipos de jejum intermitente.
Jejum intermitente 5:2 rápido
O jejum 5:2 requer que você coma normalmente durante cinco dias da semana.
Portanto, nos outros dois dias, você restringe bastante suas calorias. Para a maioria das pessoas, isso significa comer apenas 500 calorias por dia.
Jejum intermitente 16/8 rápido
Logo, este método, você jejuará 16 horas por dia. Durante as outras oito horas, você pode comer. Para muitas pessoas, isso significa não comer depois do jantar e, em seguida, pular o café da manhã todas as manhãs.
Dessa forma, Shayla Ridore pratica esse tipo de jejum há dois meses.
“Eu trabalho durante a noite no momento e normalmente paro de comer por volta das 23h ou 12h, e posso comer novamente às 15h ou 16h do dia seguinte”, disse ela à Healthline. “O cronograma de jejum é flexível, então, desde que eu atinja 16 horas, não importa quais sejam as horas.”
Ridore, que é contador e coordenador de uma empresa de relações públicas, usa o jejum para perder peso.
“Eu estava tentando perder peso antes de começar a jejuar e simplesmente não estava vendo nenhum resultado real”, disse ela. “Decidi tentar mudar o que eu estava fazendo, já que não estava realmente funcionando para mim. Eu adorei imediatamente. Comecei a perder peso que não conseguia perder antes. Também vi os resultados muito rapidamente. ”
Jejum intermitente – coma pare coma
Assim, esse tipo de método de jejum requer jejum por períodos mais longos, uma a duas vezes por semana.
A maioria dos períodos de jejum começa após o jantar em um dia e vai até o próximo jantar. Durante o longo jejum, você pode beber água, café ou outras bebidas sem calorias.
Dessa forma, algumas pessoas criaram uma linha do tempo pessoal usando o mesmo método.
Por exemplo, Geoff Woo jejua 36 horas por semana, de segunda à noite após o jantar a quarta de manhã no café da manhã.
Veja também: Hormônio da Fome
Performance
“Faço isso para aumentar minha produtividade e iniciar processos como a neurogênese, o crescimento de novos neurônios”, disse ele à Healthline.
Woo, que é o principal executivo da Nootrobox e organizador da WeFast Intermittent Fasting Community, diz que o jejum é mais eficaz do que outros métodos de perda de peso.
“O jejum é sustentável por longos períodos de tempo porque tem períodos internos de intensidade e relaxamento. Eu sei que posso ser disciplinado por curtos períodos de tempo”, disse ele. “Ser disciplinado pelo resto da vida com tipos de alimentos e quantidade de calorias é muito mais complicado. Muitas regras. O jejum é simples. ”
Veja também: Colesterol Alto: dieta para reduzir
Jejum intermitente: Complicações
Assim, como qualquer técnica para perder peso, o jejum tem seus detratores e problemas potenciais.
“O principal perigo do jejum em dias alternados ou qualquer jejum é se tornar hipoglicêmico [baixo nível de açúcar no sangue]”, disse a Dra. Monali Y.
Desai, cardiologista de Nova York, à Healthline. “Também mudará a forma como alguns medicamentos são absorvidos pelo corpo.
Desse modo, se você tiver qualquer condição médica preexistente, como diabetes, ou tomar qualquer medicamento prescrito, você deve verificar com seu médico antes de iniciar o jejum em dias alternados”.
Jejum intermitente: Recomendações
Por isso, Salerno recomenda que você comece qualquer jejum sob supervisão médica.
“Os medicamentos teriam que ser reduzidos, especialmente se alguém estiver tomando insulina ou medicamentos para diabetes”, disse ele. “Há muitos prejuízos potenciais se eles não forem seguidos de perto”.
Assim, se você está considerando o jejum como uma forma de perder peso ou procurando algo para mudar seu plano atual de perda de peso, converse com seu médico.
Desse modo, seu médico pode ajudá-lo a se preparar para um período de jejum com informações e ferramentas úteis. Seu médico também pode ajudá-lo a ficar alerta para problemas potenciais com seu método de jejum.
“As pessoas deveriam tentar com a mente aberta e esperar pelo menos uma semana antes de decidir se é para você ou não”, disse Ridore. “Quem deseja começar o jejum deve saber que haverá momentos em que sentirá fome, mas nunca uma fome dolorosa.”
Veja também: Obesidade: como tratar?
Jejum intermitente: Conclusão
Portanto, o resultado final, diz Salerno, é não esperar resultados dramáticos rapidamente. A perda de peso exige tempo e dedicação.
“Nunca é uma solução rápida. Se for lento e constante, pode ser mais facilmente mantido”, disse ele. “Você nunca quer perder peso muito rapidamente porque o corpo desligará seu metabolismo, e você verá um grande aumento no ganho se voltar a comer uma quantidade normal de calorias”.