No post de hoje vamos te ensinar qual a diferença entre as citações direta e indireta!
Saiba mais abaixo!
Dar o devido crédito ao autor original das ideias é fundamental para uma pesquisa científica. Dessa forma, sempre que utilizarmos textos, imagens ou qualquer outro tipo de informação de outro autor, devemos referenciar.
As citações dependerão da forma como aparecem: se é apresentado na íntegra, igual a fonte original, ou se é apresentado utilizando paráfrases, ou seja, o texto original, mas em suas próprias palavras, para transmitir a mensagem central.
Diante disso, vamos apresentar as formas mais comuns de citação:
- Citação direta
- Citação indireta
- Citação de citação (Apud que significa ‘citado por’)
Normalmente, as universidades e faculdades utilizam as Normas ABNT para padronização, e é o que vamos seguir aqui.
Entretanto, se sua Universidade utiliza uma norma própria ou outra norma de padronização, faz-se necessário que você busque saber qual é a norma e suas regras. Além disso, você pode estar verificando os manuais disponibilizados pela instituição.
Qual a diferença entre citação direta e indireta?
Citação direta
A citação direta corresponde a cópia fiel do texto original. Assim, o trecho será apresentado igual está no documento/obra que você consultou.
As citações diretas podem ser divididas em curtas e longas.
As citações curtas são aquelas que têm até três linhas. Já as citações longas são aquelas que excedem esse tamanho.
Diferenças na formatação do texto
Na citação direta curta, o trecho citado continua seguindo a mesma configuração do texto escrito pelo autor do trabalho. O texto retirado do autor deve ficar citado entre aspas e com a identificação desse outro autor, além do ano de publicação e número da página onde extraiu aquela informação citada.
Já a citação direta longa ficará em um parágrafo separado, sem aspas, com recuo de cm da margem esquerda, espaçamento simples e letra com tamanho inferior ao texto normal. As informações do autor, ano e número da página permanecem.
Exemplos:
Citação direta curta:
Conforme Nogueira (2014, p. 196), “deve-se reforçar que o uso da tecnologia por si só não trará melhores resultados ao processo de ensino se não tiver uma finalidade educativa que a sustente”.
Citação direta longa:
Segundo Nogueira (2014, p. 193):
Os resultados da pesquisa indicaram que o fator preponderante na decisão pela adoção do Ambiente Virtual de Aprendizagem foi a Expectativa de Desempenho. Os professores relataram que o AVA auxilia de forma significativa na rotina docente, permitindo economia de tempo, automatização de alguns processos, como correção de exercícios, disponibilização de arquivos, além de servir como um canal de comunicação eficaz com o discente.
Citação indireta
Na citação indireta, você transcreverá as informações das pesquisas de outros autores, mas sem apresentar a cópia na íntegra do texto original. Ou seja, você irá fazer uma paráfrase.
Este tipo de citação auxilia ao deixar o texto mais harmônico, visto que cada autor escreve o texto de uma forma. Assim, colocar recortes de vários autores, utilizando a citação direta pode deixar o texto em desarmonia, prejudicando a leitura.
Na citação indireta, você deve expor o que o autor informou na pesquisa dele, buscando sempre evidenciar a ideia principal do texto, sem trazer a cópia fiel do texto consultado.
Diferente da citação direta, na citação indireta não é necessário citar a página de onde extraiu a informação, mas apenas o ano de publicação da obra consultada.
Exemplos:
Nogueira e Casa Nova (2013) investigaram a percepção dos estudantes sobre a utilização da prova em computador. Após a realização das provas bimestrais em computador foi aplicado um questionário aos 83 estudantes da disciplina. Os autores concluíram que a maioria (87%) dos docentes são favoráveis as provas em computador, sendo o feedback rápido uma das vantagens apontadas pelos alunos.
Borges e colaboradores (2022) afirmam que idosos com sarcopenia apresentam valores de pressão inspiratória máxima significativamente inferiores aos idosos não sarcopênicos.
Segundo Martins et al. (2012) a melhora das rotinas contábeis ficou evidenciada com a diminuição do tempo gasto com os lançamentos de notas fiscais, escrituração de livros fiscais, balancetes mensais e balanços patrimoniais. Dessa forma, o serviço que demorava dias para ser executado, passou a ser realizado em alguns minutos. Além disso, trouxe uma maior segurança, diminuição de erros e custos.
Caso precise fazer referência a mais de uma obra de um mesmo autor, onde defende as mesmas ideias, o ano das obras é separado por vírgulas.
Exemplo:
Segundo os sindicatos da classe contabilista, o Brasil tem 400 mil contadores e cerca de 70 mil escritórios contábeis. Os profissionais dessa área tiveram o Livro Diário e o Livro Razão substituídos por arquivos digitais, dessa forma reduziram os custos e também eliminaram a utilização de papel (Zanini, 2011, 2012, 2014).
Para mais informações, acesse: Como fazer citação direta e indireta ABNT 2023
Veja também: Jornada das Palavras: Apostila Completa de Alfabetização para Crianças